O auditório principal do LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil acolhe, nos próximos dias 6 e 7 de novembro, mais um Seminário de Engenharia Sísmica.

A iniciativa, promovida anualmente pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), em conjunto com o LNEC e a Pretensa, Inovação em Engenharia, procura abordar temas no âmbito da Engenharia Sísmica com interesse para os técnicos que trabalham na indústria da construção civil e no setor do empreendimento imobiliário.

Esta será a quarta edição da iniciativa e nela será abordada a componente sismo-resistente da reabilitação de estruturas, analisando o reforço sísmico das edificações, quer na vertente do custo-benefício das intervenções, quer na das normas e procedimentos que devem ser adotados.

O primeiro dia será dedicado à análise do custo-benefício do reforço sísmico de edificações. Ter-se-á oportunidade de conhecer alguns casos de intervenções de reforço nacionais e estrangeiros, com especial atenção dedicada à justificação dessas intervenções nas perspetivas técnica e económicas.

O segundo dia será dedicado à apreciação das normas e procedimentos que devem ser adotados nas intervenções de reabilitação estrutural, quer abordando as normas europeias que foram recentemente integradas na ordem jurídica nacional, quer dando a conhecer as metodologias de diagnóstico para avaliação das estruturas a reabilitar.

fonte: www.jornaldaconstrucao.pt